Tipos de Biodigestores
Quais são os tipos de biodigestores? Qual o biodigestor mais utilizado no Brasil? Quantos biodigestores tem no Brasil? Quais os tipos de biodigestores utilizados da produção do biogás?
Gilmar Barcellos
Quando se fala em biodigestor é importante destacar que por trás desse nome há alguns tipos de tecnologia para realizar a decomposição anaeróbia da matéria orgânica.
Quais são os tipos de biodigestores?
Os biodigestores são sistemas que utilizam a biodigestão anaeróbia para transformar matéria orgânica em biogás. Existem, porém, vários tipos de biodigestores, sendo os mais comuns:
Biodigestor de Batelada- Um sistema simples que carrega uma quantidade de resíduos orgânicos, fecha-o hermeticamente e aguarda a produção de biogás antes de recarregar.
Biodigestor de Fluxo Contínuo- Estse tipo de biodigestor permite o carregamento constante de resíduos orgânicos e a coleta contínua de biogás, o que o torna adequado para aplicações comerciais e industriais.
Biodigestor de Fluxo Ascendente (UASB): Utilizado para tratamento de esgoto, esse sistema promove a sedimentação de sólidos, permitindo a produção de biogás enquanto trata o efluente.
Qual o biodigestor mais utilizado no Brasil?
No Brasil, o biodigestor mais comum é o tipo “Canadense“, sistema que permite o tratamento eficiente de resíduos orgânicos, como dejetos de animais e resíduos agrícolas. Distingue-se por sua abordagem simples e econômica, em que os resíduos fluem por meio do biodigestor em um único processo, acelerando a digestão anaeróbia e a produção de biogás.
Quantos biodigestores tem no Brasil?
O Brasil tem experimentado um aumento no número de biodigestores nas últimas décadas, impulsionado pelo interesse em energia renovável, resíduos sustentáveis e gestão ambiental. No entanto, não há uma contagem exata do número de biodigestores no país devido à sua disseminação em áreas rurais e sua variação em escala, desde sistemas familiares até unidades comerciais e industriais.
Quais os tipos de biodigestores utilizados na produção do biogás?
Além dos tipos mencionados, outros biodigestores utilizados na produção de biogás incluem o biodigestor pneumático, que utiliza um sistema de membranas para capturar o biogás; e o biodigestor de leito fixo, que utiliza um meio de suporte sólido para fixar microrganismos anaeróbios e acelerar a digestão. Cada tipo de biodigestor tem suas vantagens e limitações, dependendo do contexto de uso e das necessidades de produção de biogás.
Uma vez produzido, o biogás pode ser utilizado para diferentes finalidades: geração de calor; geração de eletricidade, operando de forma equivalente a uma termelétrica a gás natural, 100% renovável, de forma contínua, sem intermitência; ou, com a sua purificação, transformado em biometano, biocombustível gasoso composto basicamente de metano, equivalente ao gás natural fóssil. Abiogás
Os biodigestores desempenham um papel fundamental na produção de biogás no Brasil, aproveitando resíduos orgânicos para gerar energia renovável e biofertilizantes. Com a variedade de tecnologias disponíveis, esses sistemas oferecem flexibilidade e eficiência para atender às necessidades de diferentes aplicações, desde propriedades rurais até projetos comerciais e industriais, contribuindo para a transição para uma matriz energética limpa e sustentável.
Texto em que o autor apresenta suas ideias e opiniões, a partir da sua observação pessoal.
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da ENERGYCOOP – Veja mais em https://energycoop.com.br
Termos
Contatos
- Atendimento
- Ouvidoria