GERAÇÃO DISTRIBUÍDA - GD
Embora, tecnicamente, energia não seja gerada, o que se denomina Geração Distribuída (GD) é uma expressão para designar a produção de energia elétrica realizada junto ou próxima dos consumidores, independente da tecnologia e das fontes de energia. A GD inclui os cogeradores, os geradores que usam como fonte de energia os resíduos combustíveis de processo, os geradores para o horário de ponta, os painéis fotovoltaicos e as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCH’s.
A principal vantagem da GD é, talvez, a redução das perdas na transmissão, uma vez que a energia não precisa percorrer longas distâncias nas linhas de alta-tensão. Além disso, a GD favorece a eficiência do sistema elétrico, pois que o torna menos vulnerável aos recorrentes eventos climáticos cada vez mais severos.
A tendência é que a GD volte a ser um protagonista do sistema elétrico, trazendo segurança e economia para os consumidores, como já foi na década de 40 do século passado.
Como Funciona?
O primeiro passo é se cadastrar como cooperado da Energycoop.
Após a inclusão, o novo cooperado terá acesso a todos os benefícios que a cooperativa possui, que vai além do simples desconto na fatura de energia.
Esse desconto será possível a partir da produção de energia mensal nas usinas próprias e ou terceirizadas, que injetam a energia produzida na rede de distribuição convencional, e gera os créditos para o novo cooperado.
No fim de cada mês, o cooperado receberá duas faturas: uma da concessionária, na qual virá informado o crédito obtido pela adesão à Energycoop; a outra fatura será feita pela Energycoop, referente à energia produzida nas usinas, com o respectivo desconto.
Quem pode ser Cooperado?
- Pessoas Físicas ou Jurídicas;
- Que tenha um consumo mínimo de 1500 kWh/mês;
- Quem é consumidor do grupo B (condomínios residências e comércios, mercados, lojas de conveniência, postos de combustível, redes de farmácia, sorveterias, fábricas de gelo, padarias, restaurantes, oficinas, etc) e tenha o consumo mínimo apontado no item anterior