O Biogás - energia sem fim
Para que o biogás é utilizado? O que o biogás produz? Quais são os tipos de biogás?
Gilmar Barcellos
O biogás é um gás produzido pela decomposição anaeróbia de matéria orgânica, como dejeto de animais, resíduos urbanos e lodo de esgoto, por exemplo. O processo é realizado por diferentes tipos de bactérias na ausência de oxigênio, que converte essa matéria orgânica em biogás. O biogás composto principalmente de metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2). A produção de biogás a partir de resíduos orgânicos, pelo que se vê, contribui para a gestão ambiental responsável e a redução das emissões de gases de efeito estufa GEE).
Para que o biogás é utilizado?
O biogás é uma fonte de energia versátil e sustentável perfeitamente harmonizada com as necessidades do século 21. Pode ser utilizado para a geração de eletricidade e de calor, e também pode ser empregado como combustível veicular, uma vez que possui as mesmas características do gás natural, reduzindo, assim, a pegada de carbono do transporte.
Para que o biogás seja produzido, é necessária a instalação de um biodigestor. Estes equipamentos propiciam, basicamente, um ambiente anaeróbio adequado que possibilita a decomposição dos resíduos orgânicos sem a presença de oxigênio. CIBIOGÁS
O que o biogás produz?
O biogás, como visto, se desdobra no metano (CH4) e no dióxido de carbono (CO2). O primeiro é o mais poluente dos GEEs, se não devidamente tratado. Possui, no entanto, excelente aproveitamento como combustível, e com potencial para substituir os de base fóssil a médio prazo. O segundo, o CO2, pode ser utilizado na indústria. Além desses dois gases, a digestão anaeróbia ainda gera o biofertilizante, fertilizante natural rico em nutrientes e que pode substituir os fertilizantes sintéticos, tão amplamente importados pelo Brasil e que poluem o solo e a água.
Quais são os tipos de biogás?
Pode-se dizer, para efeito de compreensão, que existem dois tipos de biogás: o bruto e o purificado. Comercialmente, ambos são produzidos em biodigestores anaeróbios e geralmente contém cerca de 60-70% de metano. O purificado e aprimorado para alcançar pureza superior a 97%, é o que se tem chamado de biometano, que é o adequado para ser injetado na rede de gás natural ou uso em veículos.
A tendência é que se leia e ouça cada vez mais sobre o biogás, fonte energética amiga do ambiente produzida a partir de resíduos orgânicos de fontes diversas. Sua versatilidade torna o biogás valioso para a transição para um futuro sustentável e com menor emissão de carbono.
Texto em que o autor apresenta suas ideias e opiniões, a partir da sua observação pessoal.
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da ENERGYCOOP – Veja mais em https://energycoop.com.br