logo-page3
Arqueas metanogênicas

A Biodigestão anaeróbia

O que é a biodigestão anaeróbia? Como funciona o biodigestor anaeróbico? Quais são as etapas do processo de digestão anaeróbia? Como ocorre o processo de biodigestão?

Gilmar Barcellos

A biodigestão anaeróbia é um processo biológico que transforma matéria orgânica em biogás e biofertilizante na ausência de oxigênio, no que se chama de biodigestor anaeróbio. Método que tem ganhado reconhecimento global devido à capacidade de tratar grandes quantidades de resíduos, gerar energia renovável e produzir nutrientes.
O que é a biodigestão anaeróbia?
A biodigestão anaeróbia é um processo biológico que ocorre na ausência de oxigênio, no qual microrganismos decompõem matéria orgânica complexa em componentes mais simples, gerando biogás. Essa transformação ocorre numa série de etapas bioquímicas conduzidas por diferentes grupos de microrganismos.
Quais são as etapas do processo de digestão anaeróbia?
A biodigestão anaeróbia ocorre em várias etapas interligadas que, em linhas gerais, são assim:
– Hidrólise- Nesta fase, as moléculas complexas da matéria orgânica são quebradas em componentes menores, como açúcares e aminoácidos, pela ação de enzimas e microrganismos;
– Acidogênese- Os produtos da hidrólise são então convertidos em ácidos orgânicos, como ácido acético e ácido butírico, por microrganismos acidogênicos;
– Acetogênese- Em seguida, os ácidos orgânicos são transformados em compostos intermediários, como acetato e hidrogênio, por microrganismos acetogênicos;
– Metanogênese- Na etapa final, os microrganismos metanogênicos convertem os compostos intermediários em biogás, composto principalmente de metano (CH4) e dióxido de carbono(CO2).
Como funciona o biodigestor anaeróbio?
O biodigestor é o reator onde a biodigestão anaeróbia ocorre. Ele é projetado para fornecer condições ideais para o desenvolvimento e atividade dos microrganismos. Embora possam ser de vários tipos e tecnologias distintas, no geral, os procedimentos se distinguem nos detalhes, como o tipo de alimentação, por exemplo
Como ocorre o processo de biodigestão?
O processo de biodigestão anaeróbia começa com a introdução dos resíduos orgânicos no biodigestor. É importante manter as condições adequadas, como temperatura, pH e concentração de microrganismos, para otimizar a produção de biogás. O biodigestor é selado para evitar a entrada de oxigênio, o que inibiria a digestão anaeróbia.
A matéria orgânica é quebrada nas etapas mencionadas acimas (hidrólise, acidogênese, acetogênese e metanogênese), com cada etapa desempenhando um papel importante na produção de biogás. À medida que o processo avança, o biogás é coletado e pode ser utilizado como fonte de energia renovável para diversas finalidades.
Como subproduto, da biodigestão anaeróbia resulta o valioso biofertilizante, que é rico em nutrientes e tem potencial para revolucionar a agricultura brasileira.
Como funciona o biodigestor anaeróbio?
O biodigestor é o reator onde a biodigestão anaeróbia ocorre. Ele é projetado para fornecer condições ideais para o crescimento e atividade dos microrganismos. O resíduo orgânico é introduzido no biodigestor, onde é mantido em condições controladas, incluindo temperatura e pH. Isso cria o ambiente anaeróbio necessário para a biodigestão. À medida que os microrganismos quebram a matéria orgânica, biogás é produzido, coletado e armazenado.

A biodigestão anaeróbia é, portanto, um processo muito eficaz para a correta gestão da matéria orgânica, para a produção de energias renováveis e a geração de biofertilizantes. Essa tecnologia desempenha papel fundamental para um futuro sustentável.

Texto em que o autor apresenta suas ideias e opiniões, a partir da sua observação pessoal.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da ENERGYCOOP – Veja mais em https://energycoop.com.br

Redes Sociais

Conheça as nossas postagens e  siga-nos 

2023 - Todos os direitos reservados - Energycoop Cooperativa de Energias Renováveis