logo-page3
Planta de cultura energética

5 Plantas usadas na geração energética

Quais plantas servem mais para a geração de energia?

Gabriel Nogueira

De forma geral, todas as plantas podem ser utilizadas na geração de energia. A biomassa é qualquer material orgânico renovável que tenha sua origem em plantas ou animais. A energia contida na biomassa é energia química que as plantas transformam a partir da energia solar pela fotossíntese. A biomassa pode ser queimada diretamente para geração de calor ou convertida em combustíveis líquidos e gasosos através de variados processos. A seguir, apresentamos 5 plantas utilizadas na produção de biocombustíveis e, consequentemente, de energia:

MILHO

O milho é considerado um dos campeões quando se fala em produção de bioetanol pela riqueza dessa biomassa em açúcares, amidos e seu óleo pode ser transformado em biodiesel, algo incomum por se tratar de um óleo de certa nobreza. O milho também pode ser usado na produção de biogás.

CANA-DE-AÇÚCAR

A cana é nossa campeã na produção de bioetanol. Seu bagaço pode ser queimado em caldeiras para gerar energia térmica, elétrica e também pode ser gaseificada ou usada na produção de biogás.

SOJA

Por se tratar de uma planta especializada em produzir óleo e proteína, a soja abastece grande parte do mercado de biodiesel com seu óleo. É uma biomassa com grande potencial para produção de biogás.

MADEIRA

Os resíduos da indústria madeireira podem ser queimados para geração de energia térmica e elétrica, o que ainda é mais comum. Porém, essa biomassa pode também passar por gaseificação e produzir um biocombustível gasoso de maior valor agregado, o gás de síntese, composto basicamente por hidrogênio e monóxido de carbono.

PLANTAS AQUÁTICAS

As plantas aquáticas também são excelentes biomassas para produção de biocombustíveis. Muitas algas apresentam grande potencial de produção de biodiesel enquanto outras mostram grande aptidão para produção de biogástável.

 

Se quer acessar o artigo completo, solicite ao autor: gabriel.nogueira@energycoop.com.br

Texto em que o autor apresenta suas ideias e opiniões, a partir da sua observação pessoal.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da ENERGYCOOP – Veja mais em https://energycoop.com.br

Redes Sociais

Conheça as nossas postagens e  siga-nos 

2023 - Todos os direitos reservados - Energycoop Cooperativa de Energias Renováveis